Gestação: Entenda o que é a miocardiopatia periparto

A miocardiopatia periparto é uma causa rara de insuficiência cardíaca. Ela se dá entre gestantes ou puérperas e se caracteriza pela apresentação de coração dilatado e fraco. É uma doença do músculo cardíaco sem causa aparente, que normalmente ocorre entre o último mês da gravidez e os primeiros cinco meses do pós-parto. Os sintomas mais comuns são falta de ar após esforços ou ao se deitar, tosse e inchaço das pernas. Além do exame físico, exames complementares podem ajudar bastante no diagnóstico.

A abordagem de tratamento para gestantes é distinta daquela voltada para mulheres que já deram à luz. Isso ocorre porque determinados medicamentos são contraindicados durante a gravidez, por poderem afetar o desenvolvimento do feto.

A recuperação da função cardíaca pode acontecer em até 60% dos casos. Em geral, uma nova gravidez é desaconselhada – principalmente para pacientes que persistem com certo grau de disfunção do coração. Saiba mais sobre o assunto neste podcast do Dr. Murilo Felipe Vilela, cardiologista do Hospital do Coração do Brasil.