O Hospital

Residência em Enfermagem Cardiovascular

Informações gerais

O programa de Residência em Enfermagem Cardiovascular nasceu da parceria entre duas renomadas instituições de Brasília, o Centro Universitário de Brasília – UniCeub e o Hospital do Coração do Brasil – HCBr. Trata-se de um curso de pós-graduação (lato sensu), com treinamento em serviço que articula teoria e prática, que atende às diretrizes expressas através da Portaria Interministerial/MEC/MS nº 1077, de 12 de novembro de 2009, e da Resolução CNRMS nº 3, de 4 de maio de 2010.

Ao final do curso, o enfermeiro receberá o título de especialista na Área Profissional de Enfermagem Cardiovascular modalidade residência.

Nosso objetivo é preparar o profissional enfermeiro para uma visão crítica e que busque, dentro de sua atuação profissional, social e política, a construção coletiva de ações para minimizar os problemas que acometem os portadores de doenças cardiovasculares.

O enfermeiro residente deve dedicar-se em tempo integral ao programa, que tem duração de 2 anos, com carga horária de 2.880 horas-aula – distribuídas em 60 horas semanais, e recebe uma bolsa de R$ 3.330,43.

O ingresso no Programa de Residência é realizado através de processo seletivo em três etapas: prova objetiva, análise curricular e entrevista. Para mais informações sobre processo seletivo, acesse https://www.uniceub.br.

Cenários teóricos

O UniCeub possui corpo docente que reúne a amplitude de conhecimentos de mestres, de doutores e de especialistas e a qualidade de profissionais de renome no mercado de trabalho. A IES conta com laboratórios modernos e bem equipados. O UniCeub dispõe de dois campus: Asa Norte e Taguatinga. As duas unidades possuem biblioteca com enorme acervo e com acesso a biblioteca digital, salas de aula e auditório. O campus Asa Norte, que é utilizado para o programa de residência dispõe de uma estrutura com 61.829 m², necessária ao melhor ambiente acadêmico. São salas de aula confortáveis, laboratórios das diversas áreas, a mais moderna biblioteca do Distrito Federal.

Cenários de prática

O Hospital do Coração do Brasil completou 10 anos em 2017. Possui um total de 52 leitos divididos em unidade de internação cardiológica (30 leitos), unidade de terapia intensiva (12 leitos) e unidade coronariana (10 leitos), emergência, centro de diagnósticos, hemodinâmica, centro cirúrgico, medicina nuclear e ambulatório. Realiza procedimentos de alta complexidade em saúde cardiovascular, como cirurgias cardíacas, dispositivos de assistência circulatória e procedimentos intervencionistas. O corpo técnico é altamente qualificado, com formação nas melhores instituições de saúde do Brasil e do mundo. O residente irá ter a oportunidade de fazer estágio em todas as áreas do HCBr e de instituições parceiras do programa.